PGR tenta blindar Alexandre de Moraes de notificação dos EUA
Ação movida pela Rumble e Trump Media & Technology Group acusa ministro do STF de censura
Por: Redação
17/10/2025 às 09:46

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que rejeite a solicitação da Justiça da Flórida para notificar Alexandre de Moraes sobre uma ação movida pelas plataformas Rumble e Trump Media & Technology Group. A iniciativa das empresas norte-americanas acusa o ministro de “censura” ao ordenar a remoção de conteúdos da plataforma no Brasil
O pedido da PGR foi apresentado de forma sigilosa ao presidente do STJ, Herman Benjamin. O subprocurador-geral Artur Gueiros argumentou que as decisões de Moraes são atos jurisdicionais e que permitir que tribunais estrangeiros processem magistrados brasileiros violaria a independência do Judiciário nacional.
Ação internacional e sanções dos EUA
A ação contra Moraes foi protocolada em fevereiro de 2025 nos EUA. Além da notificação judicial, o ministro já foi alvo de sanções pelo governo americano com base na Lei Magnitsky — norma que costuma ser usada contra terroristas e ditadores. As punições incluem o bloqueio de acesso ao sistema financeiro dos EUA e cancelamento de visto.
O caso reacende a tensão diplomática entre Brasil e EUA, com críticos apontando que as medidas americanas têm como alvo práticas consideradas autoritárias no controle de redes sociais no país.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




