Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Barroso antecipa aposentadoria e abre caminho para terceira indicação de Lula ao STF
Barroso antecipa aposentadoria e abre caminho para terceira indicação de Lula ao STF
Saída antecipada ocorre em meio a temas sensíveis como aborto e Lava Jato; Jorge Messias é o favorito do Planalto
Por: Redação
14/10/2025 às 07:40

Foto: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), assinou nesta segunda-feira (13) o documento que oficializa sua aposentadoria antecipada a partir de 18 de outubro. Com isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá a oportunidade de indicar seu terceiro nome para a mais alta Corte do país — ampliando ainda mais a influência do governo no Judiciário.
Barroso, que poderia permanecer no cargo até 2033, decidiu encerrar o mandato quase uma década antes do prazo. Até sexta-feira, ele se dedicará a finalizar pendências internas e preparar votos de processos dos quais pediu vista — entre eles, temas polêmicos como a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, que ele sinalizou pretender votar como “ato final” de sua trajetória na Corte.
A saída de Barroso ocorre em um momento de forte polarização política e judicial no Brasil. Crítico frequente de pautas conservadoras, o ministro se destacou ao longo dos últimos anos por decisões que marcaram o ativismo judicial no país, em especial nas áreas de costumes e no legado da Operação Lava Jato.
O favorito de Lula para a vaga é Jorge Messias, atual ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU) e aliado próximo do Planalto. Também aparece no radar político o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que conta com apoio de parte do Congresso e setores do próprio STF.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




