Bolsonaro recorre ao STF contra condenação
Defesa aponta contradições na decisão e pede correção de omissões no julgamento da 1ª Turma
Por: Redação
27/10/2025 às 23:00
● Atualizado em 28/10/2025 às 07:52

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro entrou nesta segunda-feira (27) com embargos de declaração no Supremo Tribunal Federal (STF) contra sua condenação a quase 30 anos de prisão por suposta tentativa de golpe.
Os advogados basearam o recurso nos artigos 619 e 620 do Código de Processo Penal e no artigo 337 do Regimento Interno da Corte. Segundo a defesa, o julgamento realizado pela 1ª Turma contém “ambiguidades, omissões, contradições e obscuridades” que precisam ser sanadas.
O caso envolve as investigações sobre os eventos de 8 de janeiro, em que Bolsonaro foi acusado de ter articulado um suposto golpe de Estado. A defesa sustenta que não há provas de que o ex-presidente tenha incitado qualquer ação golpista e que a decisão foi marcada por excessos e violações ao devido processo legal.
Os embargos de declaração têm como objetivo esclarecer pontos da decisão e podem adiar o trânsito em julgado do processo, evitando a execução imediata da pena — medida considerada crucial pelos aliados do ex-presidente.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




