Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Cármen Lúcia diz que papel de Moraes nas eleições em 2022 “será sempre lembrado”
Cármen Lúcia diz que papel de Moraes nas eleições em 2022 “será sempre lembrado”
Presidente do TSE elogia atuação do ministro e ressalta continuidade do trabalho da Justiça Eleitoral
Por: Redação
04/08/2025 às 07:55

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (1º) que o ministro Alexandre de Moraes, seu antecessor no comando da corte eleitoral, terá seu papel “sempre lembrado”, especialmente pela atuação durante as eleições presidenciais de 2022.
A declaração foi feita durante a cerimônia de abertura do segundo semestre judiciário no TSE. Segundo Cármen, a Justiça Eleitoral segue comprometida com a Constituição e as leis da República, a exemplo dos presidentes que a antecederam.
“E aqui faço uma ênfase especial ao ministro a quem sucedo nesta cadeira de presidente, o ministro Alexandre de Moraes, cujo papel na história será sempre lembrado, especialmente na atuação nas eleições de 2022, um momento que ainda repercute”, afirmou.
Conflitos e repercussão pós-eleitoral
Durante as eleições de 2022, Moraes esteve à frente do TSE em meio a um dos períodos mais tensos da história recente do país, marcado por ataques às urnas eletrônicas, questionamentos sobre a lisura do processo eleitoral e disputas acirradas entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Na ocasião, Moraes foi criticado por setores da oposição por medidas que consideraram duras, incluindo ordens de desmonetização de canais acusados de propagar desinformação e bloqueios de perfis em redes sociais.
Atualmente, Moraes é relator no STF do inquérito que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado por parte do ex-presidente Bolsonaro após o resultado das urnas.
Cármen Lúcia enfatizou a continuidade institucional da Justiça Eleitoral, mesmo diante de “situações de extrema dificuldade”.
“Ele [Moraes] atuou e continua atuando como ministro do Supremo Tribunal Federal, com os rigores da lei e garantias dos direitos de todos os brasileiros”, completou.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




