Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Em Washington, Eduardo Bolsonaro é recebido por equipe de Trump às vésperas de reunião Vieira–Rubio
Em Washington, Eduardo Bolsonaro é recebido por equipe de Trump às vésperas de reunião Vieira–Rubio
Visita reforça alinhamento com ala republicana enquanto EUA citam “censura” e Estado de Direito para justificar tarifas contra o Brasil
Por: Redação
16/10/2025 às 07:07

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A um dia do encontro entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo foram recebidos em Washington por representantes ligados ao governo Donald Trump. Em vídeos após a reunião, ambos disseram ter sido “bem recebidos” mesmo com parte do governo norte-americano paralisado e afirmaram que trataram da conjuntura política brasileira e das expectativas para a negociação oficial.
Figueiredo relatou que o tema anistia esteve no centro das conversas. Eduardo Bolsonaro destacou que, pelo conteúdo político das divergências bilaterais, caberá ao próprio Marco Rubio liderar a agenda comercial com o Brasil: “Ficará impossível tirar a política da mesa”, disse.
No mesmo dia, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o representante de Comércio, Jamieson Greer, afirmaram que as tarifas de 50% aplicadas ao Brasil decorrem de preocupações com o Estado de Direito e com ordens de censura emanadas do Judiciário. “Há sérias preocupações com o tratamento de opositores políticos e com ordens secretas de censura no Brasil”, disse Bessent em coletiva.
O Itamaraty confirmou a reunião Vieira–Rubio para esta quinta (16), frisando foco “exclusivamente comercial”. Nos bastidores, porém, cresce a avaliação de que a pauta de liberdade de expressão e respeito a regras institucionais será inescapável — ponto sensível para o Planalto em meio às críticas internacionais sobre decisões judiciais e bloqueios a plataformas.
Para a oposição, a recepção a Eduardo e Figueiredo sinaliza trânsito político junto ao eixo republicano e pode pressionar o governo Lula a oferecer garantias sobre previsibilidade regulatória e respeito a liberdades civis como condição para reverter sanções e tarifas.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




