EUA avaliam ofensiva terrestre contra Venezuela e Colômbia
Senador Lindsey Graham afirma que Donald Trump pretende informar o Congresso sobre expansão da operação antidrogas no Caribe
Por: Redação
26/10/2025 às 23:22

Foto: Isac Nóbrega/Agência Brasil
O senador republicano Lindsey Graham afirmou neste domingo (26) que o presidente Donald Trump planeja comunicar o Congresso dos Estados Unidos sobre uma possível operação militar terrestre contra o narcotráfico na Venezuela e na Colômbia.
Segundo Graham, aliado próximo do republicano, a expansão das ações militares faz parte da estratégia para “proteger os EUA do envenenamento por narcoterroristas”. “Ele tem toda a autoridade do mundo para fazer isso”, disse o senador ao programa Face The Nation, da CBS News.
A Casa Branca já havia iniciado ofensivas marítimas no Caribe e no Pacífico em setembro, com o afundamento de embarcações supostamente carregadas de drogas. Trump avalia agora levar a operação para o território desses países, ampliando o alcance militar norte-americano na região.
Críticos do plano afirmam que as ações violam o devido processo legal e podem aumentar a tensão geopolítica. Já aliados do republicano defendem a iniciativa como necessária para conter redes de narcotráfico ligadas a regimes hostis a Washington, como o de Nicolás Maduro.
A expectativa é que Trump faça um pronunciamento oficial ao Congresso nos próximos dias, após retornar da viagem à Malásia.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




