Início
/
Notícias
/
Mundo
/
EUA revogam vistos de estrangeiros que celebraram morte de Charlie Kirk; brasileiro está entre os citados
EUA revogam vistos de estrangeiros que celebraram morte de Charlie Kirk; brasileiro está entre os citados
Por: Redação
14/10/2025 às 20:58

Foto: Reprodução
O governo dos Estados Unidos anunciou a revogação de vistos de estrangeiros que comemoraram nas redes sociais a morte do ativista conservador americano Charlie Kirk, assassinado recentemente. Entre os citados pelas autoridades americanas está um brasileiro, cuja identidade não foi divulgada oficialmente.
De acordo com o Departamento de Estado, o país “não tem obrigação de receber estrangeiros que desejam a morte de americanos”. A decisão faz parte de uma ofensiva contra manifestações que, segundo o governo norte-americano, configuram apologia à violência ou discurso de ódio.
O caso ganhou destaque após a identificação de publicações em que usuários ironizavam ou celebravam o assassinato de Kirk. No caso brasileiro, a investigação apontou mensagens com frases ofensivas e referências políticas ao ativista, o que motivou a anulação do visto.
Ao citar o brasileiro que teve o visto revogado, o governo Trump escreveu: "Um cidadão brasileiro alegou que 'Charlie Kirk foi o motivo de um comício nazista onde marcharam em sua homenagem' e que Kirk 'MORREU TARDE DEMAIS'."
Além do brasileiro, outros cinco estrangeiros — oriundos da Argentina, África do Sul, México, Alemanha e Paraguai — também foram mencionados nas notificações de revogação. Nenhum deles teve o nome divulgado até o momento.
A medida foi anunciada dias depois de o ex-presidente Donald Trump conceder postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade a Charlie Kirk, em reconhecimento à sua trajetória como militante conservador e fundador do movimento Turning Point USA, influente entre jovens republicanos.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.



