Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Gilmar Mendes ataca governo Bolsonaro e responsabiliza direita por desconfiança nas urnas
Gilmar Mendes ataca governo Bolsonaro e responsabiliza direita por desconfiança nas urnas
Ministro do STF afirmou que clima de questionamentos sobre o sistema eleitoral foi alimentado pelo “autoritarismo populista” do governo anterior
Por: Redação
22/10/2025 às 22:37

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Durante o 28º Congresso Internacional de Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a criticar as manifestações de desconfiança sobre as urnas eletrônicas e atribuiu ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro a criação de um “ambiente populista autoritário” que, segundo ele, teria alimentado ataques ao sistema eleitoral brasileiro.
Gilmar Mendes, que também é coordenador e sócio do IDP, discursou na noite de terça-feira (21) e afirmou que a falta de confiança nas urnas “não é fruto de um debate técnico, mas de uma estratégia política de tensionamento institucional”. O ministro não mencionou diretamente Bolsonaro em algumas passagens, mas responsabilizou o governo anterior pelo que classificou como “erosão da credibilidade democrática”.
As críticas de Gilmar Mendes acontecem num momento de forte polarização política e de intensificação dos processos contra aliados de Bolsonaro no STF. A direita vem denunciando a postura de ministros da Corte como excessivamente politizada e concentradora de poder, apontando o que chamam de ativismo judicial.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




