Gilmar Mendes exalta atos da esquerda contra anistia e PEC da Blindagem
Ministro do STF elogia mobilização pró-Supremo e defende pacto entre os Poderes; Lula também celebrou protestos
Por: Redação
22/09/2025 às 08:33

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (22) para elogiar as manifestações promovidas pela esquerda no domingo (21) contra o PL da anistia e a PEC da Blindagem. Para ele, os atos representaram “a prova viva da força do povo brasileiro na defesa da democracia”.
Em sua publicação, Gilmar afirmou que o Supremo “esteve, mais uma vez, à altura da sua história, cumprindo com coragem e firmeza a missão de proteger as instituições e responsabilizar exemplarmente os que atentaram contra o Estado Democrático de Direito”.
Segundo o ministro, as manifestações também expressaram apoio direto à Corte. “Graças à atuação vigilante do STF e à mobilização da sociedade, o Brasil reafirma que não há espaço para rupturas ou retrocessos”, disse. Ele acrescentou ainda que a mobilização deveria ser transformada em um “grande pacto nacional entre Executivo, Legislativo e Judiciário”.
Em Nova York, onde participa da abertura da Assembleia Geral da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também exaltou os protestos. “As manifestações de hoje demonstram que a população não quer a impunidade, nem a anistia. O Congresso Nacional deve se concentrar em medidas que tragam benefícios para o povo brasileiro”, escreveu em suas redes sociais.
As declarações ocorrem em meio ao avanço da PEC da Blindagem, aprovada na Câmara com apoio de parlamentares de centro e de oposição, e da tramitação do PL da Anistia, que enfrenta forte resistência de setores ligados ao Judiciário e à esquerda.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




