Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Governo do Rio planeja usar Exército para retomar áreas dominadas pelo tráfico
Governo do Rio planeja usar Exército para retomar áreas dominadas pelo tráfico
Plano será apresentado ao STF até dezembro; Cláudio Castro cobra apoio federal diante do poder bélico do crime organizado
Por: Redação
28/10/2025 às 22:41

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O governo do Rio de Janeiro pretende apresentar até 20 de dezembro ao Supremo Tribunal Federal (STF) um plano estratégico que prevê o apoio operacional do Exército Brasileiro na retomada de territórios controlados pelo Comando Vermelho e outras facções criminosas. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do estado, Victor dos Santos.
O plano também será encaminhado ao Conselho Nacional do Ministério Público e responde a discussões já em andamento no STF sobre operações policiais no estado — especialmente no âmbito da ADPF 635, a chamada “ADPF das Favelas”.
Segundo o secretário, a ideia é integrar forças estaduais e federais, com eventual uso de veículos blindados e tropas do Exército. “O Estado vai entrar com força total. O monopólio da força é do Estado. A gente não pode permitir que uma organização criminosa inverta isso”, afirmou. O uso da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) também está em avaliação.
O governador Cláudio Castro reforçou a necessidade de cooperação com as Forças Armadas: “Para uma guerra dessa, que nada tem a ver com segurança urbana, deveríamos ter apoio muito maior, talvez até das Forças Armadas, porque essa é uma luta que já extrapolou toda a ideia de segurança pública”, disse, destacando o poder bélico das facções e o financiamento internacional do tráfico.
Já o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que ainda não recebeu pedido formal de auxílio para a operação. Ele também explicou que a decretação da GLO exige que o estado reconheça a incapacidade de garantir a segurança e transfira temporariamente a responsabilidade ao governo federal, conforme previsto no artigo 142 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




