Governo Lula condena declaração dos EUA sobre uso de força militar
Por: Redação
09/09/2025 às 22:47

Foto: Reprodução
O governo brasileiro reagiu às declarações da Casa Branca, que sugeriram o possível uso de “poder econômico e militar” contra o Brasil em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal. A fala partiu da porta-voz Karoline Leavitt e foi interpretada em Brasília como um grave atentado à soberania nacional.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores repudiou a fala e ressaltou que nenhum país tem o direito de intervir nos assuntos internos do Brasil. “O governo brasileiro condena o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a nossa democracia. O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. É esse o dever dos Três Poderes da República, que não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania”, afirmou o Itamaraty.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, classificou as falas como uma tentativa de blindar Bolsonaro por meios não democráticos. A crise diplomática se soma a outros atritos recentes entre Brasil e Estados Unidos, que envolvem tarifas sobre produtos nacionais e sanções contra autoridades brasileiras.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil




