Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Haddad anuncia inclusão de revisão de gastos em projeto relatado por Juscelino Filho
Haddad anuncia inclusão de revisão de gastos em projeto relatado por Juscelino Filho
Medidas integram pacote para reduzir rombo orçamentário de 2026 após derrubada de MP; governo mira economia bilionária com cortes e ajustes fiscais
Por: Redação
28/10/2025 às 13:57

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (28) que as propostas de revisão de gastos públicos e de cadastros sociais serão incorporadas ao projeto relatado pelo deputado Juscelino Filho (União Brasil–MA). Segundo o ministro, as medidas correspondem a 60% do esforço fiscal necessário para fechar o Orçamento de 2026.
O texto será incluído no Projeto de Lei 458 de 2021, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (Rearp), já aprovado no Senado e atualmente em tramitação no plenário da Câmara. A decisão atende a pedido do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos–PB), que defendeu “pertinência temática” para dar celeridade à votação.
O plano do governo prevê economia de R$ 14,9 bilhões em despesas e arrecadação adicional de R$ 20,8 bilhões com medidas fiscais — incluindo cortes no programa Pé-de-Meia, mudanças no auxílio-doença e no seguro-defeso, além da limitação de compensações tributárias do PIS/Cofins. Parte do pacote busca compensar a perda de receitas provocada pela derrubada da Medida Provisória 1.303 de 2025.
“São medidas de ordem, de ajuste nas contas públicas”, declarou Haddad ao defender a aprovação do projeto ainda nesta semana. Ele também indicou que, após a votação, o governo deve encaminhar ao Congresso propostas que aumentam a carga tributária sobre fintechs e casas de apostas — conhecidas como “bets”.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




