Início
/
Notícias
/
Economia
/
Haddad minimiza dependência do dólar e diz que EUA devem cuidar da própria moeda
Haddad minimiza dependência do dólar e diz que EUA devem cuidar da própria moeda
Ministro afirma que comércio global já adota outras moedas e reage a ameaças de tarifas feitas por Donald Trump
Por: Redação
04/08/2025 às 22:52

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (4) que o dólar tem perdido protagonismo no comércio internacional e que cabe aos Estados Unidos zelar pela estabilidade da própria moeda. Em entrevista à BandNews, o chefe da equipe econômica do governo Lula avaliou que transações em moedas locais já são realidade em diversas partes do mundo.
“Quem tem que cuidar da moeda americana é o país emitente da moeda americana, que são os EUA. Se a moeda americana teve muita força como reserva de valor, como meio de pagamento, vai continuar tendo se os EUA resolverem seus problemas internos”, afirmou.
A declaração veio em resposta à fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), feita no domingo (3), durante evento do PT. No discurso, Lula defendeu novamente a substituição do dólar em transações comerciais entre países do Brics e chegou a dizer que os Estados Unidos “já deram golpe” no Brasil — acusação que gerou reações diplomáticas.
Haddad tentou suavizar a posição do presidente e disse que o debate sobre moedas alternativas “não é novidade” e já acontece em blocos como o Mercosul. Ele também citou como exemplo o comércio entre Índia e Rússia, que ocorre em moeda local. “Nem por isso a Índia foi penalizada com uma tarifa de 50%”, destacou.
A referência é uma resposta indireta à política tarifária do presidente norte-americano Donald Trump, que anunciou uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, com previsão de entrada em vigor a partir de 6 de agosto. A medida seria uma retaliação à aproximação do Brasil com a agenda do Brics.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




