Inquérito contra ex-ministro Silvio Almeida completa um ano sem conclusão
PF ainda ouve testemunhas após pedido da defesa; Almeida nega acusações de assédio sexual e afirma ser alvo de perseguição política
Por: Redação
24/09/2025 às 09:25

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida completou um ano nesta semana sem solução. O ex-ministro, que ocupou a pasta no governo Lula, é investigado por suposto assédio sexual e importunação. As denúncias se tornaram públicas em setembro do ano passado, levando à demissão de Almeida.
Segundo apuração, a demora na conclusão do inquérito se deu, em parte, por um pedido da defesa ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que todas as testemunhas fossem ouvidas novamente. O relator do caso, ministro André Mendonça, atendeu à solicitação, determinando que a PF realizasse as oitivas novamente, em razão da troca de delegada responsável pelo inquérito.
As oitivas estão em fase final, e integrantes da PF acreditam que o relatório será enviado ao STF em breve, apontando conclusões sobre a conduta do ex-ministro.
Em outubro de 2024, a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, detalhou à PF a denúncia, indicando datas e circunstâncias específicas. No caso dela, o crime investigado deve ser tipificado como importunação sexual.
Silvio Almeida foi demitido em 6 de setembro do ano passado, um dia após a ONG Me Too Brasil tornar públicas as denúncias. Ele nega as acusações e sustenta que é alvo de perseguição política. Em nota recente, a defesa afirmou: “Reafirma que acredita no sistema de justiça para a solução justa desse caso.”
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil




