Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Janja faz “dancinha” em barco de luxo que hospeda Lula em Belém e vídeo viraliza
Janja faz “dancinha” em barco de luxo que hospeda Lula em Belém e vídeo viraliza
Embarcação Iana 3 foi alugada pelo Planalto para a COP30; governo ainda não revelou o custo
Por: Redação
04/11/2025 às 15:34

Foto: Reprodução
A primeira-dama Janja da Silva foi filmada dançando a bordo do Iana 3, o barco alugado pelo governo federal para hospedar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva durante a COP30, em Belém (PA).
O vídeo, divulgado nesta segunda-feira (3) pela TV Folha e reproduzido pelo Poder360, mostra Janja dançando ao lado da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, enquanto Lula aparece ao fundo, de costas e sem interagir com as duas.
O governo não revelou quanto foi pago pelo aluguel da embarcação, que está atracada na Base Naval de Val-de-Cans, na capital paraense. O contrato foi firmado com a empresa Icotur Transporte e Turismo, mas o Palácio do Planalto não detalhou quantas pessoas estão hospedadas nem os critérios usados para escolher o barco, após descartar uma opção oferecida pela Marinha do Brasil.
O caso gerou críticas nas redes sociais, especialmente porque Lula havia declarado que “não queria luxo” durante o evento.
“Eu vou querer dormir no barco, ainda não tem o barco, mas eu vou encontrar um barco, porque não quero luxo, quero vir participar dessa COP porque tem que ser a COP da verdade”, disse o presidente em outubro.
A embarcação Iana 3 tem três andares e estrutura de alto padrão, incluindo cabines climatizadas, área gourmet e deck panorâmico. A Secom se limitou a dizer que o barco possui “características típicas das embarcações regionais amazônicas”, mas não respondeu sobre o valor do contrato.
Críticas e repercussão
A “dancinha” da primeira-dama em pleno período de austeridade e crise fiscal foi vista por muitos como um gesto de insensibilidade. Nas redes, usuários ironizaram o contraste entre o discurso de Lula de que “não haveria luxo” e o uso de uma embarcação de luxo bancada com dinheiro público.
O episódio reforça a percepção de que o governo petista tem se afastado do discurso de simplicidade que tanto defendeu — enquanto o país enfrenta inflação em alta, insegurança e queda na popularidade presidencial.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




