Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Lula admite “erro” ao anunciar candidatura à reeleição durante viagem internacional
Lula admite “erro” ao anunciar candidatura à reeleição durante viagem internacional
Petista diz que deveria ter feito declaração no Brasil
Por: Redação
27/10/2025 às 14:58

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu nesta segunda-feira (27) que cometeu um “lapso” ao anunciar sua intenção de disputar a reeleição em 2026 durante viagem à Indonésia. O comentário foi feito a jornalistas na Malásia, onde o petista participa da 47ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático.
“Eu não deveria ter falado na Indonésia que eu era candidato, eu tenho que falar é no Brasil. Foi um lapso da minha parte, eu não tenho voto lá”, afirmou, em tom de brincadeira.
A declaração original ocorreu na última quinta-feira (23), quando Lula disse publicamente, pela primeira vez, que pretende disputar um quarto mandato à Presidência. Até então, ele vinha condicionando a candidatura à sua saúde e evitando cravar publicamente o projeto de reeleição.
Nos bastidores, a antecipação do anúncio foi interpretada como uma tentativa de capitalizar o atual cenário político: fragmentação da oposição e crescente isolamento de adversários — especialmente após a aproximação diplomática com Donald Trump.
Pesquisas recentes mostram o petista na liderança dos cenários de primeiro turno para 2026. Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (27), Lula mantém vantagem confortável. Já pesquisa da AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, indica aprovação de 51,2% de seu governo, contra 48,1% de desaprovação.
O discurso antecipado, porém, também reacendeu críticas de opositores e reforçou o debate sobre o uso político da máquina pública em ano pré-eleitoral.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




