Lula elogia Chávez e critica oposição ao defender autocrítica da esquerda
Discurso no Congresso do PCdoB reforça alinhamento com líderes autoritários da América Latina e ataques à direita
Por: Redação
17/10/2025 às 08:14

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Durante o 16º Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), realizado em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou o legado do ex-ditador venezuelano Hugo Chávez e afirmou que a esquerda precisa “refletir sobre seus erros” diante do avanço de movimentos conservadores em diversos países. O discurso, feito nesta quinta-feira (17), também incluiu críticas diretas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Lula afirmou que o crescimento da chamada “extrema direita” no mundo não pode ser ignorado e que parte desse fenômeno se deve à “incapacidade da esquerda de dialogar com parcelas da sociedade”. O petista, no entanto, aproveitou o momento para elogiar Chávez, que governou a Venezuela com forte concentração de poder e perseguição a opositores, chamando-o de “um grande líder latino-americano”.
Ao mesmo tempo em que falava sobre “autocrítica”, Lula voltou a responsabilizar adversários políticos pelo atual clima de polarização no Brasil, classificando a oposição conservadora como “radicalizada”. O tom do discurso reforça a aproximação do presidente com setores da esquerda mais ideológica, num momento em que a América Latina vive tensões entre governos progressistas e movimentos conservadores em ascensão.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




