Lula se oferece para atuar como mediador entre EUA e Venezuela
Proposta foi feita após reunião com Donald Trump, em meio à escalada de tensões geopolíticas na região
Por: Redação
26/10/2025 às 23:30

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se ofereceu neste domingo (26) para atuar como interlocutor na crise entre Estados Unidos e Venezuela, segundo confirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A proposta foi feita após a reunião entre Lula e Trump, em Kuala Lumpur, durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)
“O presidente Lula levantou o tema, disse que a América do Sul é uma região de paz. E ele se prontificou a ser um contato, um interlocutor, como já foi no passado, com a Venezuela para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis e corretas entre os dois países”, afirmou Vieira.
A movimentação ocorre no momento em que o governo Donald Trump intensifica ações militares no Caribe e anuncia o envio de seu maior porta-aviões para a região, dentro de uma nova fase da campanha antidrogas. O regime de Nicolás Maduro, por sua vez, acusa Washington de tentar desestabilizar seu governo.
A reunião entre Lula e Trump, que durou cerca de 45 minutos, também tratou das sobretaxas de 50% impostas por Washington aos produtos brasileiros — tema prioritário para a chancelaria brasileira. Ambos concordaram em iniciar negociações imediatas para tentar reduzir as tarifas comerciais.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




