Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Moraes manda prender mais três condenados do 8 de Janeiro e amplia lista de perseguidos
Moraes manda prender mais três condenados do 8 de Janeiro e amplia lista de perseguidos
Ministro do STF endurece decisões e já responde por 234 mandados de prisão ligados aos atos em Brasília
Por: Redação
09/09/2025 às 08:39

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (9) a prisão de três brasileiros condenados por participação nos protestos de 8 de janeiro de 2023.
Foram alvos dos mandados Evandro Ericson Vieira de Medeiros, Márcio Castro Rodrigues e Jorgeleia Schmoeler. Nos despachos, Moraes ordenou a prisão imediata deles em regime fechado — mesmo nos casos em que a pena foi definida como semiaberta. Um dos acusados rompeu a tornozeleira eletrônica, o que serviu de justificativa para a ordem.
Jorgeleia foi condenada a 14 anos de prisão. Em vídeos que circularam à época da invasão das sedes dos Três Poderes, ela aparece dizendo frases como: “O Brasil é nosso, não é dos petralhas” e “Tamo ajudando a invadir os Três Poderes”.
Um quarto foragido, Robson Victor de Souza, já havia sido capturado pela polícia de Minas Gerais na semana passada (4). Durante audiência de custódia, elogiou os agentes: “Fui muito bem tratado”.
Segundo levantamento do próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há 235 mandados de prisão em aberto relacionados ao 8 de Janeiro. Destes, 234 foram expedidos por Moraes, que concentra quase toda a condução dos processos ligados ao episódio.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




