Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Moraes vê intensificação de “condutas ilícitas” de Eduardo Bolsonaro após tornozeleira em Jair Bolsonaro

Moraes vê intensificação de “condutas ilícitas” de Eduardo Bolsonaro após tornozeleira em Jair Bolsonaro

Ministro do STF pede à PF que inclua postagens e entrevistas do deputado licenciado em inquérito; Eduardo ironiza e diz que “memes matam”

Por: Redação

20/07/2025 às 10:49

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro

Foto: Saul Loeb/AFP

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou neste sábado (19) que o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) intensificou “condutas ilícitas” após a imposição de medidas cautelares contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que incluiu o uso de tornozeleira eletrônica.

Em despacho enviado à Polícia Federal, Moraes solicitou que a corporação anexe ao inquérito contra Eduardo entrevistas e postagens publicadas nas redes sociais depois da decisão. Segundo o ministro, houve uma “escalada de ataques ao STF”.

“Após a adoção de medidas investigativas de busca e apreensão domiciliar e pessoal, bem como a imposição de medidas cautelares contra Jair Messias Bolsonaro, o investigado Eduardo Nantes Bolsonaro intensificou as condutas ilícitas objeto desta investigação”, escreveu Moraes.

A fala marca a primeira manifestação pública de Moraes desde que os Estados Unidos suspenderam o visto norte-americano dele e de outros ministros do STF — decisão anunciada após declarações de Donald Trump, que acusou o Brasil de perseguir Bolsonaro e aliados políticos.

 

Resposta com ironia

Eduardo Bolsonaro reagiu com deboche nas redes sociais. Compartilhou um tweet com uma imagem antiga de Alexandre de Moraes usando orelhas do Mickey Mouse, ironizando a proibição de entrada do ministro nos EUA:

“Talvez Moraes não saiba se Filipe Martins foi ou não aos EUA, mas agora todo mundo sabe que Moraes não vai!”

Na tarde de sábado, ao comentar o despacho do ministro que inclui o meme como evidência de crime, Eduardo escreveu:

“Vocês viram algo criminoso neste tweet que estou dando RT? Pois é, Moraes viu aí um ataque à democracia e incluiu no inquérito que abriu contra mim pedindo mais de 12 anos de prisão. Cuidado, memes matam.”

A defesa do parlamentar afirma que o processo é uma tentativa de criminalizar manifestações políticas e expor adversários do Supremo à humilhação pública. Juristas e parlamentares de oposição também têm apontado o uso expansivo dos poderes do STF como motivo de preocupação institucional.

Enquanto isso, a tensão entre os Três Poderes segue em escalada, com os EUA se tornando novo elemento de disputa simbólica e jurídica entre bolsonaristas e o Supremo.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.