MPF denuncia jornalista Breno Altman por postagens sobre Israel
Acusação envolve suposto discurso de ódio e apologia ao terrorismo; defesa fala em censura política
Por: Redação
13/10/2025 às 10:45

Foto: Reprodução Ópera Mundi
O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra o jornalista Breno Altman pelos crimes de racismo contra judeus, incitação e apologia ao crime. A denúncia foi protocolada em 7 de outubro, a pedido da Confederação Israelita do Brasil (Conib), que classificou publicações do jornalista nas redes sociais como racistas e antissemitas.
Altman, que é judeu e crítico do governo de Israel e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, defende publicamente que a administração israelense adota políticas de segregação nos territórios palestinos. Segundo o procurador Maurício Fabretti, postagens entre outubro de 2023 e fevereiro de 2025 caracterizariam “discurso de ódio” ao classificar ações do Hamas como resistência palestina.
A Conib sustenta que as mensagens representam “defesa e normalização de atos terroristas” e cita a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA).
Em nota, a defesa de Altman afirmou que a denúncia configura “censura política e perseguição ideológica”, alegando que críticas ao governo de Israel estão sendo tratadas de forma deliberadamente equivocada como antissemitismo.
“Criticar o governo de Israel não é atacar o povo judeu. Estão confundindo antissionismo com antissemitismo para silenciar o debate”, diz o comunicado da defesa.
O caso ainda precisa ser aceito pela Justiça para que se torne ação penal.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




