Neta de Lula ataca Trump e Bolsonaro em defesa do Pix e comete gafe
Bia Lula diz que Brasil foi escravizado pelos EUA por 500 anos e elogia atuação do avô contra tarifa de Trump
Por: Redação
23/07/2025 às 21:30

Foto: Reprodução/Instagram
Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (22), Bia Lula, neta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao comentar o tarifaço imposto pelos EUA a produtos brasileiros e a recente ofensiva contra o Pix.
Ao tentar exaltar a atuação de Lula diante do impasse comercial, Bia afirmou que o atual presidente “está enfrentando Trump para manter o Pix gratuito”, sugerindo que Bolsonaro teria sido submisso ao governo norte-americano. “O Bolsonaro já teria entregado tudo de bandeja para os americanos”, disse.
A fala, no entanto, gerou reações nas redes sociais não apenas pelo teor político, mas por uma gafe histórica: Bia afirmou que os Estados Unidos “escravizaram, exploraram e mantiveram de joelhos o Brasil por 500 anos” — uma declaração incorreta, já que os EUA só se tornaram independentes da Inglaterra em 1776 e o Brasil não esteve sob domínio norte-americano.
“Por 500 anos, nos escravizaram, nos exploraram, nos mantiveram de joelhos, e agora que levantamos a cabeça, eles querem nos quebrar”, afirmou a neta do presidente.
No vídeo, ela também classificou o Pix como “um patrimônio nacional” e criticou a suposta omissão de Bolsonaro diante das pressões externas. “Olha a diferença: quando Trump ataca o Pix, Bolsonaro fica quietinho, mas Lula bate o pé e diz: o Pix é do povo brasileiro”, disse.
As falas de Bia Lula acontecem em meio à recente reação do governo brasileiro às tarifas impostas pelos EUA a produtos nacionais, como aço, alumínio e carne, além do debate interno sobre a gratuidade do Pix — sistema de pagamentos criado pelo Banco Central durante o governo Bolsonaro.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil




