Início

/

Notícias

/

Bahia

/

Pesquisa revela: 87% dos moradores de favelas apoiam megaoperação contra o CV no Rio

Pesquisa revela: 87% dos moradores de favelas apoiam megaoperação contra o CV no Rio

Levantamento da AtlasIntel mostra que a maioria dos brasileiros — inclusive nas comunidades — aprova a ação policial que desmantelou o poder do tráfico; dados desmontam discurso de militantes e setores da esquerda

Por: Redação

31/10/2025 às 14:40

Imagem de Pesquisa revela: 87% dos moradores de favelas apoiam megaoperação contra o CV no Rio

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira (31), revelou que a imensa maioria dos moradores de favelas do Brasil apoia a megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. A ação, que resultou na morte de 121 criminosos na última terça-feira (28), foi a mais letal e também a mais apoiada pela população nos últimos anos.

De acordo com o levantamento, 87,6% dos moradores de favelas do Rio disseram aprovar a operação, número ainda mais alto do que a média geral da população carioca (62,2%). Em nível nacional, 55,2% dos brasileiros se declararam favoráveis à ação, enquanto entre os moradores de favelas de outros estados o apoio atinge 80,9%.

Os números derrubam o discurso de setores da esquerda e de ONGs financiadas com dinheiro público que tentam retratar as operações policiais como “genocidas” ou “violentas”. Na prática, os dados mostram que quem vive sob o domínio das facções criminosas é quem mais apoia a presença do Estado armado e o enfrentamento direto ao tráfico.

A pesquisa também revelou que 81,4% dos cariocas têm medo de sair de casa por conta da violência, contra 43,1% da média nacional — um retrato da insegurança provocada pelo avanço das facções. No Sul, onde o controle do crime é menor, apenas 7,1% afirmam sentir esse medo.

Além disso, 62,3% dos moradores do Rio classificaram a operação como “adequada”, e apenas 34,4% a consideraram “excessiva”. Em outros estados, a percepção é semelhante: 52,5% acharam a ação correta e 45,8% a julgaram dura, mas necessária.

Os dados reforçam que a população mais afetada pela criminalidade apoia o endurecimento da segurança pública, desmentindo a narrativa ideológica que tenta enfraquecer as forças policiais. Como analisa um delegado ouvido pelo portal, “quem realmente vive nas favelas quer a paz, não o domínio do tráfico”.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.