Início
/
Notícias
/
Bahia
/
Professores de Salvador encerram greve após mais de dois meses de paralisação'
Professores de Salvador encerram greve após mais de dois meses de paralisação'
Categoria aceitará acordo com a Prefeitura e retorno às aulas será imediato; calendário pode ser estendido até janeiro de 2026
Por: Redação
18/07/2025 às 17:21

Foto: Divulgação
Após mais de dois meses de paralisação, os professores da rede municipal de ensino de Salvador decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (18). A decisão foi tomada em assembleia realizada no Ginásio de Esportes dos Bancários, no Centro da capital baiana. A greve havia começado em 6 de maio, motivada pela discordância da categoria em relação ao reajuste salarial proposto pela Prefeitura.
Segundo o presidente da APLB Sindicato, Rui Oliveira, a categoria assinará o acordo com a Prefeitura ainda nesta sexta-feira. Os detalhes da negociação não foram divulgados até o momento, mas, na véspera, o secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, afirmou em entrevista à TV Bahia que o município garantirá o pagamento do piso nacional do magistério, atualmente em R$ 4.867,77.
A expectativa é que todas as unidades escolares retomem as atividades já na próxima semana. O calendário letivo será reavaliado devido ao período de paralisação, e a possibilidade considerada é a de estender o ano letivo até janeiro de 2026. Salvador tem cerca de 131 mil alunos matriculados na rede municipal, distribuídos em 415 escolas.
Ainda nesta sexta-feira, o Diário Oficial do Município publicou a determinação de retorno imediato às salas de aula, em cumprimento à decisão judicial que considerou a greve ilegal. O não comparecimento dos docentes poderá ser interpretado como abandono de função.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




