Promotoria da Itália descarta perseguição política a Carla Zambelli
Parecer aponta que decisões do Supremo Tribunal Federal se basearam em “provas consistentes” e rejeita alegações de violação de direitos humanos
Por: Redação
25/10/2025 às 12:50

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
A promotoria italiana concluiu que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) não corre risco de violação de direitos humanos caso seja extraditada para o Brasil. O parecer, entregue à Justiça italiana, rejeitou os principais argumentos apresentados pela defesa da parlamentar, que alegava perseguição política e cerceamento de defesa no processo que resultou em sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal.
De acordo com o documento, as decisões judiciais brasileiras foram fundamentadas em “múltiplas provas consistentes”, incluindo gravações telefônicas e documentos. A promotoria considerou “infundada” a narrativa de perseguição política, o que pode fortalecer juridicamente o pedido de extradição feito pelo governo brasileiro.
A análise representa um revés importante para a defesa de Zambelli, que buscava respaldo internacional para impedir sua volta ao país. Agora, o caso segue para a avaliação final da Justiça da Itália, responsável por dar a palavra definitiva sobre a extradição.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




