Quem são os 16 traficantes baianos presos em megaoperação no Rio de Janeiro
Caso expõe expansão nacional do Comando Vermelho e envolvimento de criminosos de outros estados na guerra no Rio
Por: Redação
28/10/2025 às 23:23
● Atualizado em 29/10/2025 às 20:41

Foto: Reprodução/TV Bahia
Um dos suspeitos mortos durante a Operação Contenção, realizada nesta terça-feira (28) no Rio de Janeiro, foi identificado como Júlio Souza Silva, de 26 anos, natural de Salvador. O criminoso portava um fuzil com uma bandeira da Bahia amarrada à alça da arma, símbolo que, segundo autoridades, evidencia o envolvimento de facções interestaduais no tráfico de drogas e armas no Rio.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, Júlio já havia sido preso anteriormente por tráfico e cumpria pena em regime semiaberto. O órgão confirmou que ele tinha ligação com o Comando Vermelho na região do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Além dele, outros baianos foram identificados entre os mortos e presos na ação.
“Estamos conversando com as autoridades do Rio para identificar e qualificar os criminosos presos”, afirmou Marcelo Werner, secretário de Segurança da Bahia.
A presença de criminosos de outros estados reforça as denúncias feitas por especialistas em segurança de que o Comando Vermelho atua como uma rede nacional organizada, com forte estrutura logística e financeira. A megaoperação — que envolveu mais de 2.500 agentes — teve como objetivo retomar territórios dominados e desarticular o núcleo armado da facção.
Ao todo, foram apreendidos 93 fuzis, duas pistolas e nove motocicletas. A operação também resultou em 81 prisões e atingiu diretamente a cúpula da facção, que tem usado o Rio como base estratégica de comando.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




