Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Seape pede que STF avalie condições médicas de Bolsonaro antes de possível prisão

Seape pede que STF avalie condições médicas de Bolsonaro antes de possível prisão

Secretaria do DF quer garantir atendimento adequado ao ex-presidente em caso de transferência à Papuda

Por: Redação

05/11/2025 às 08:35

Imagem de Seape pede que STF avalie condições médicas de Bolsonaro antes de possível prisão

Foto: Rosinei Coutinho/STF

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) encaminhou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja submetido a uma avaliação médica especializada antes de uma eventual transferência para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

O pedido foi motivado pela proximidade do julgamento dos embargos de declaração na chamada “ação da trama golpista”, que começa nesta sexta-feira (7). Segundo o documento, há possibilidade de que um ou mais réus sejam encaminhados ao sistema prisional do DF.

 

Justificativa do pedido

No texto, a Seape afirma que o objetivo é verificar o quadro clínico de Bolsonaro e sua compatibilidade com a assistência médica e nutricional disponível no presídio.

“Salienta-se que é sabido que o réu já fora submetido a cirurgias na região abdominal, conforme amplamente noticiado em fontes abertas”, cita o ofício.

A secretaria relembra que, durante o período em que o ex-presidente esteve em prisão domiciliar, a equipe médica precisou fazer atendimento na residência, justamente para evitar deslocamentos emergenciais.

“Em 16/09/2025, foi necessária a realização de escolta emergencial de Jair Messias Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde o monitorado permaneceu internado durante a noite”, destacou a Seape.

 

Estado de saúde e acompanhamento

De acordo com fontes do Governo do Distrito Federal, a situação médica de Bolsonaro inspira cuidados. O ex-presidente ainda sofre sequelas das cirurgias intestinais realizadas após a facada de 2018 e foi diagnosticado com câncer de pele no início deste ano.

A alimentação de Bolsonaro, segundo relatos, vem sendo controlada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que prepara refeições adequadas ao seu quadro de saúde.

O pedido da Seape busca evitar riscos médicos e logísticos caso o STF determine sua prisão — possibilidade aventada por aliados políticos, que acreditam que o petista Alexandre de Moraes possa endurecer contra o ex-presidente por motivações políticas.

“O ex-presidente não pode ser tratado como um criminoso comum. Ele precisa de atendimento médico especializado e respeito à sua condição clínica”, disse um parlamentar do PL.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.