Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Senado afasta Eduardo Bueno após vídeo comemorando assassinato de Charlie Kirk
Senado afasta Eduardo Bueno após vídeo comemorando assassinato de Charlie Kirk
Decisão foi anunciada por Davi Alcolumbre após forte pressão de parlamentares
Por: Redação
18/09/2025 às 23:03

Foto: Reprodução
O Senado Federal decidiu afastar o escritor Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, do Conselho Editorial da Casa. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (17) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), depois da repercussão negativa de um vídeo em que Peninha comemora o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, morto em 10 de setembro nos Estados Unidos.
As falas do escritor foram classificadas como “asquerosas” por parlamentares. O senador Rogério Marinho (PL-RN) apresentou requerimento pedindo o afastamento imediato, que contou com quase 40 assinaturas.
“Não podemos conviver, e nem esta Casa deve acolher, pessoas que comemoram assassinatos e pregam o ódio”, afirmou Marinho em plenário.
Pressionado, Alcolumbre reconheceu que deveria ter agido antes.
“Quero pedir desculpas ao Brasil. No momento em que esse vídeo chegou ao meu conhecimento, eu deveria ter demitido esse rapaz”, disse o presidente do Senado.
Ele contou que entrou em contato com o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), presidente do Conselho Editorial, e pediu a saída de Eduardo Bueno.
“Vídeo de retratação não vai resolver. Procure esse rapaz que você contratou e demita-o”, afirmou Alcolumbre.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




