Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Senado justifica frota de SUVs de luxo como medida de “segurança institucional”

Senado justifica frota de SUVs de luxo como medida de “segurança institucional”

Casa dobra custo com veículos oficiais e alega que carros mais altos e robustos oferecem mais proteção a parlamentares

Por: Redação

24/10/2025 às 11:01

O Senado alugou 79 carros SUV com teto solar (modelo GM Equinox 2025) e uma van adaptada (modelo JACT8). Os carros já estão em uso e em circulação pela Esplanada

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFotoa

O Senado Federal afirmou que a locação de SUVs de luxo com teto solar, no valor de R$ 796,5 mil mensais, foi motivada por questões de “segurança institucional”. A justificativa foi apresentada após a assinatura de um contrato que mais do que dobrou o custo com a frota oficial em relação ao acordo anterior.

Segundo nota oficial, a escolha por modelos SUV se deu por características como “altura, robustez e resistência”, que, segundo a Casa, aumentam a proteção dos passageiros e dificultam a visualização do interior do veículo, além de permitir respostas mais eficazes em manobras de risco.

O contrato prevê a locação de 79 carros Chevrolet Equinox 2025 e uma minivan adaptada, substituindo sedãs anteriormente utilizados. O teto solar não estava entre os requisitos obrigatórios, mas foi incluído no pacote, elevando os custos.

A decisão ocorre em meio a um cenário de forte cobrança por austeridade fiscal, o que acentuou críticas sobre os privilégios da classe política. Enquanto a população enfrenta impostos elevados e serviços públicos precários, senadores passam a dispor de veículos de alto padrão custeados pelo contribuinte.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.