STF retoma julgamento de Bolsonaro sob comando de Moraes
Relator deve falar por 4 horas em sessão que pode definir destino do ex-presidente
Por: Redação
09/09/2025 às 07:55

Foto: Gustavo Moreno/STF
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (9) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de aliados acusados pela Procuradoria-Geral da República de uma suposta “trama golpista” para impedir a posse de Lula em 2022.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, será o primeiro a votar. Ele deve ocupar cerca de 4 horas de fala, com um longo discurso que pode definir a vida política de Bolsonaro. Caberá a ele decidir se recomenda condenação, absolvição ou aumento das penas dos oito réus.
Segundo a acusação, Bolsonaro seria o “líder” de uma organização criminosa – rótulo que pode ampliar drasticamente a pena. A defesa nega e afirma que o processo é marcado por arbitrariedades e motivações políticas.
O que está em jogo
Os acusados respondem a crimes graves, entre eles:
- organização criminosa armada;
- tentativa de golpe de Estado;
- abolição do Estado Democrático de Direito;
- dano ao patrimônio da União.
Sete aliados de Bolsonaro enfrentam até 5 crimes. O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) responde a 3, mas conseguiu suspender parte das acusações por decisão da Câmara.
Momento decisivo
Com a retomada nesta semana, o STF pode selar o futuro do ex-presidente, que já está em prisão domiciliar. O julgamento promete se arrastar até sexta-feira (12).
Para aliados de Bolsonaro, trata-se de um processo político disfarçado de jurídico, no qual Moraes atua ao mesmo tempo como juiz, acusador e carrasco.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




