Início
/
Notícias
/
Mundo
/
Trump autoriza operações secretas da CIA na Venezuela e intensifica pressão sobre Maduro
Trump autoriza operações secretas da CIA na Venezuela e intensifica pressão sobre Maduro
Por: Redação
15/10/2025 às 16:55

Foto: Federico PARRA e WIN MCNAMEE / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA) a conduzir operações secretas na Venezuela, em uma nova escalada na pressão contra o governo de Nicolás Maduro. Segundo fontes ligadas à administração americana, a autorização inclui ações que podem envolver o uso de força letal e outras medidas de caráter encoberto, com o objetivo de desestabilizar o regime venezuelano e reforçar a presença dos Estados Unidos na região.
A decisão teria sido tomada ainda durante a gestão de Trump, mas ganhou nova relevância com a intensificação das operações militares americanas no Caribe. Atualmente, cerca de 10 mil soldados dos Estados Unidos estão posicionados na região, em bases em Porto Rico e em embarcações da frota naval, em uma ofensiva justificada pelo combate ao narcotráfico e ao crime organizado.
Nas últimas semanas, embarcações venezuelanas foram alvo de ataques norte-americanos sob a alegação de envolvimento com o tráfico de drogas. Em um dos episódios mais graves, registrado em setembro, um barco supostamente ligado ao grupo criminoso Tren de Aragua foi afundado pela Marinha dos Estados Unidos, resultando em 11 mortos. Pouco depois, uma nova ação americana deixou outras três pessoas mortas em águas internacionais.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




