Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Esposa de Moraes e filho de um ministro têm dados fiscais acessados sem autorização
Esposa de Moraes e filho de um ministro têm dados fiscais acessados sem autorização
Servidor ligado ao Serpro é apontado como responsável; caso será investigado nas esferas administrativa e criminal
Por: Redação
17/02/2026 às 09:02

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
Consultas não autorizadas aos dados fiscais de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram identificadas recentemente.
Segundo a publicação, um servidor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), atualmente cedido à Receita Federal do Brasil, é apontado como responsável pelo acesso indevido às informações fiscais.
Além da advogada, a declaração de Imposto de Renda do filho de outro ministro do STF também teria sido acessada sem autorização judicial.
Moraes amplia apuração
Diante dos indícios, Moraes determinou que a Receita Federal investigue qualquer tentativa de consulta envolvendo os dez ministros da Corte, seus familiares e ascendentes, com relatório previsto para depois do Carnaval.
O caso será apurado em duas frentes: administrativa e criminal. Caberá à Polícia Federal investigar se houve solicitação de acesso com o objetivo de comercializar informações confidenciais.
De acordo com a reportagem, Moraes teria solicitado a apuração no contexto do chamado inquérito das fake news, que investiga ataques coordenados contra ministros do STF nas redes sociais.
Caso se conecta a vazamentos sobre o Banco Master
A investigação também ocorre em meio a vazamentos envolvendo o Banco Master, de Daniel Vorcaro. Reportagens recentes associaram o nome de Viviane Barci de Moraes à instituição, após a contratação de seu escritório por R$ 129 milhões — valor que chamou atenção, segundo a publicação, por não haver histórico relevante de atuação do escritório em processos do banco.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




