Janja cancela desfile e Acadêmicos de Niterói teme impacto na apuração
Ausência de última hora pode afetar avaliação da escola que homenageou Lula; decisão ocorreu por receio de desgaste político
Por: Redação
18/02/2026 às 16:11

Foto: Leo Franco/AgNews
A Acadêmicos de Niterói chega à apuração do Carnaval do Rio sob incerteza após o cancelamento, de última hora, da participação da primeira-dama Rosângela da Silva no desfile realizado no domingo (15), na Marquês de Sapucaí. A escola levou à avenida um enredo em homenagem à trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A apuração que definirá a campeã ocorre nesta quarta-feira (18.fev.2026), a partir das 16h. Nos bastidores, integrantes da escola avaliam que a ausência pode repercutir na análise de quesitos como alegorias, adereços e conjunto, uma vez que o nome da primeira-dama constava oficialmente no livro “Abre-alas” — material entregue aos jurados para acompanhamento do desfile.
No documento, Janja aparecia nas “Composições” do 5º carro alegórico, intitulado “Vale uma nação, vale um grande enredo”, identificada como “Janja da Silva, primeira-dama do Brasil, e outros convidados do presidente Lula”.
Em nota, a assessoria da primeira-dama informou que, “mesmo com toda segurança jurídica”, ela optou por não desfilar para evitar eventual “perseguição” à escola e ao presidente. A decisão ocorreu em meio à avaliação, dentro do governo, de que a presença poderia ser interpretada como ato de campanha em ano eleitoral.
Na quinta-feira (12), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, orientou que ministros do primeiro escalão evitassem desfilar. A recomendação foi para que autoridades acompanhassem o evento apenas de camarotes, reduzindo o risco de questionamentos jurídicos ou desgaste de imagem.
Após cancelar sua participação na avenida, Janja assistiu ao desfile da Acadêmicos de Niterói de um camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do presidente e de outras autoridades.
Com a desistência, a cantora Fafá de Belém assumiu o posto de destaque no último carro alegórico. Segundo relatos de pessoas envolvidas na organização, a artista já participaria do desfile a convite da própria primeira-dama.
Também integraram o carro nomes como Ernesto Piccolo, Julia Lemmertz, Orã Figueiredo, Elisa Lucinda, Chico Díaz, Hildegard Angel, Débora Lamm, Bete Mendes, Inez Viana, Malu Valle, Denise Fraga, Marco Aurélio de Carvalho, Luciano Quirino e Paulo Betti.
A decisão de última hora expôs o cuidado do Palácio do Planalto em evitar embates jurídicos ou narrativas de uso político de eventos culturais. Ao mesmo tempo, a mudança gerou apreensão na escola, que estruturou parte da apresentação com base na presença da primeira-dama no carro alegórico.
O resultado da apuração indicará se a alteração impactou — ou não — o desempenho da Acadêmicos de Niterói na disputa pelo título do Carnaval carioca de 2026.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




