Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Mais da metade dos brasileiros sente vergonha do Congresso, STF e do presidente Lula, revela Datafolha
Mais da metade dos brasileiros sente vergonha do Congresso, STF e do presidente Lula, revela Datafolha
O levantamento foi realizado nos dias 10 e 11 de junho, com 2.004 pessoas entrevistadas em 136 municípios
Por: Redação
28/06/2025 às 15:52

Foto: Divulgação
Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha no fim de junho de 2025 revela um cenário preocupante de descrença nas principais instituições da República. De acordo com o levantamento, mais da metade da população brasileira declara sentir vergonha do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O levantamento foi realizado nos dias 10 e 11 de junho, com 2.004 pessoas entrevistadas em 136 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O resultado mostra um índice elevado de desaprovação em relação às figuras centrais da política e da Justiça brasileira.
Segundo os dados, 59% dos entrevistados afirmaram ter vergonha dos senadores, 58% dos deputados federais, 58% do STF e 56% do presidente Lula.
O recorte por perfil ideológico revela ainda mais claramente a polarização do país. Entre eleitores e simpatizantes do PL e do ex-presidente Jair Bolsonaro, 91% dos filiados ao partido e 82% dos bolsonaristas dizem sentir vergonha do STF. Apenas uma minoria, de 5% e 12% respectivamente, manifestou orgulho da Corte.
Por outro lado, os apoiadores do presidente Lula e do PT expressam uma visão mais favorável ao Judiciário. No grupo de eleitores do petista, 52% dizem sentir orgulho do STF, enquanto 36% afirmam ter vergonha. Entre os petistas, a percepção positiva chega a 53%, mantendo os mesmos 36% de avaliação negativa.
Apesar da desilusão com os Poderes da República, outras instituições ainda despertam orgulho na maioria dos brasileiros. A pesquisa mostra que 62% dos entrevistados sentem orgulho dos prefeitos, 61% do povo brasileiro e 55% das Forças Armadas. Este último índice mostra equilíbrio entre os grupos políticos: 52% dos eleitores de Lula e 54% dos de Bolsonaro demonstram orgulho pelas Forças Armadas.
A pesquisa do Datafolha foi divulgada em um momento em que o governo Lula enfrenta dificuldades para manter sua popularidade. Diversos institutos, como Quaest e PoderData, vêm registrando queda na aprovação do presidente e aumento das avaliações negativas.
Analistas apontam que o sentimento de vergonha em relação ao Congresso, STF e à Presidência da República reflete uma crise de confiança nas instituições. Esse cenário pode ter consequências diretas na governabilidade, na tramitação de reformas no Congresso e no avanço de políticas públicas.
A pesquisa revela um alerta claro: a maioria da população não apenas discorda das decisões dos representantes dos três Poderes, mas sente constrangimento com o atual cenário político do país. A resposta a esse sentimento, segundo especialistas, exigirá mudanças profundas na relação entre Estado e sociedade.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




