Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Oposição convoca atos nacionais contra Lula e ministros do STF

Oposição convoca atos nacionais contra Lula e ministros do STF

Mobilização marcada para 1º de março terá foco na Avenida Paulista e pressiona por impeachment e CPI

Por: Redação

13/02/2026 às 10:18

Imagem de Oposição convoca atos nacionais contra Lula e ministros do STF

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Parlamentares da oposição convocaram uma mobilização nacional para o dia 1º de março contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. O ato central está previsto para ocorrer às 14h, na Avenida Paulista, em São Paulo, com manifestações também programadas em Belo Horizonte e Porto Alegre.

A convocação ocorre em meio à repercussão do inquérito envolvendo o Banco Master e às recentes movimentações no STF, incluindo a saída de Toffoli da relatoria do caso.

 

“Acorda Brasil” e pressão institucional

Segundo a reportagem da Revista Oeste, o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) afirmou que o movimento, batizado de “Acorda Brasil”, busca “canalizar a indignação popular e reforçar o clamor por transparência, respeito à Constituição e responsabilização das autoridades”.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também usou as redes sociais para convocar apoiadores e defender o afastamento de Toffoli do Supremo. Em vídeo, declarou que não basta a saída da relatoria do caso Master, mas que o ministro deveria deixar a Corte.

Já o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) avaliou que a redistribuição do processo ao ministro André Mendonça representa um avanço, mas afirmou que a mobilização continuará em defesa da instalação de uma CPMI sobre o Banco Master.

 

Pedido de impeachment

A pressão política inclui também a formalização de novo pedido de impeachment contra Toffoli, protocolado por parlamentares como Marcel van Hattem (Novo-RS) e Eduardo Girão (Novo-CE). Eles questionam a condução do caso e defendem responsabilização institucional.

Embora o STF tenha divulgado nota conjunta defendendo a atuação do ministro, a oposição interpreta a saída da relatoria como sinal de desgaste interno.

 

Atos confirmados

Até o momento, estão previstos três atos principais no dia 1º de março:

  • São Paulo: 14h, Avenida Paulista;
  • Belo Horizonte: 10h, Praça da Liberdade;
  • Porto Alegre: 15h, Parcão

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.