Início

/

Notícias

/

Mundo

/

Xi Jinping pede aos BRICS resistência ao protecionismo e reforço da cooperação

Xi Jinping pede aos BRICS resistência ao protecionismo e reforço da cooperação

Presidente da China defende multilateralismo e maior integração econômica durante cúpula virtual organizada pelo Brasil

Por: Redação

08/09/2025 às 11:16

Imagem de Xi Jinping pede aos BRICS resistência ao protecionismo e reforço da cooperação

Foto: Marcos Corrêa/Agência Brasil

O presidente da China, Xi Jinping, convocou nesta segunda-feira (8) os países do BRICS a protegerem o sistema multilateral de comércio e a resistirem a todas as formas de protecionismo. A declaração foi feita durante uma cúpula virtual do grupo, organizada pelo Brasil, que atualmente exerce a presidência rotativa do bloco, informou a agência estatal Xinhua.

Xi destacou a importância de os países do BRICS explorarem suas vantagens comparativas e aprofundarem a cooperação em setores estratégicos, como comércio, economia, finanças e tecnologia. “Quanto mais estreita for a cooperação entre os países do BRICS, mais confiança, opções e resultados efetivos eles terão para enfrentar os riscos e desafios externos”, afirmou o presidente chinês.

A cúpula tem como um dos principais objetivos coordenar estratégias voltadas ao multilateralismo, em um contexto de aumento de tarifas impostas pelos Estados Unidos a parceiros comerciais, segundo autoridades brasileiras.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

Assine nossa news letter

Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.

Aceito receber e-mails com notícias e atualizações.

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.