Início

/

Notícias

/

Bahia

/

Bahia tem mais gente cadastrada no Bolsa Família do que com Carteira Assinada

Bahia tem mais gente cadastrada no Bolsa Família do que com Carteira Assinada

Nordeste concentra maior número de famílias dependentes de programas sociais

Por: Redação

22/10/2025 às 08:41

Imagem de Bahia tem mais gente cadastrada no Bolsa Família do que com Carteira Assinada

Foto: Repordução

A Bahia segue entre os 12 estados brasileiros em que há mais beneficiários do Programa Bolsa Família do que trabalhadores com carteira assinada no setor privado. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados, são 2,46 milhões de beneficiários contra 2,18 milhões de empregos formais.

O cenário reforça a forte dependência da população em relação ao Estado, especialmente no Nordeste, onde a presença de programas assistencialistas supera, com folga, a geração de oportunidades reais no mercado de trabalho.

 

Nordeste lidera dependência de benefícios

Além da Bahia, outros estados da região — como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão — também têm mais pessoas vivendo de benefícios sociais do que trabalhando com carteira assinada. A lista inclui ainda estados do Norte, como Pará, Amapá, Amazonas e Acre.

A forte concentração desses números nas regiões historicamente mais pobres do país expõe a ineficiência de políticas públicas que, em vez de gerar autonomia, criam dependência prolongada de programas federais.

 

Essa mudança ocorreu devido a dois movimentos paralelos:

  • Criação de 4 milhões de vagas com carteira assinada;
  • Corte de 1,1 milhão de beneficiários, principalmente de cadastros unipessoais suspeitos de irregularidades em 2022.

Ainda assim, a base de dependência social permanece alta — sinal de que o crescimento econômico está longe de ser suficiente para reduzir de forma sólida a dependência de programas assistenciais.

 

Assistencialismo x desenvolvimento

Críticos apontam que o modelo atual de programas sociais desestimula a autonomia econômica e perpetua um ciclo de pobreza política e dependência do Estado, usado há décadas como instrumento de controle eleitoral em várias regiões do país.

Especialistas ligados ao setor produtivo defendem políticas que priorizem geração de emprego e estímulo ao empreendedorismo, em vez de ampliar benefícios sociais sem contrapartida.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.