Início
/
Notícias
/
Bahia
/
“Bahia virou o paraíso dos bandidos”, diz ACM Neto após tiro atingir sede do União Brasil
“Bahia virou o paraíso dos bandidos”, diz ACM Neto após tiro atingir sede do União Brasil
Ex-prefeito de Salvador alerta para risco de tragédia e responsabiliza governo Jerônimo Rodrigues pelo avanço da violência
Por: Redação
01/09/2025 às 21:23

Foto: Marina Silva/CORREIO
Um tiro disparado durante um confronto armado na Avenida Garibaldi, em Salvador, atingiu no domingo (31) o prédio onde funciona a sede do União Brasil. O projétil atravessou a porta de vidro da entrada e parou na porta do elevador. O episódio ocorreu fora do horário de expediente, o que, segundo o vice-presidente nacional do partido e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, evitou uma tragédia.
“Se fosse qualquer dia útil da semana, uma pessoa poderia ter morrido porque o prédio é muito movimentado”, afirmou. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Neto mostrou a entrada do edifício já protegida por uma estrutura provisória de madeira e a marca da bala na porta do elevador.
O imóvel abriga também escritórios de outros partidos e clínicas. Questionada, a Polícia Civil orientou a imprensa a procurar a Polícia Militar, que informou não ter sido acionada para a ocorrência.
Crescimento da violência
O episódio reflete o aumento dos tiroteios em Salvador e Região Metropolitana, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado. Entre janeiro e 11 de agosto deste ano, foram registradas 1.019 trocas de tiros na região, resultando em 835 mortos e 206 feridos.
A insegurança, para ACM Neto, é reflexo direto da atual gestão estadual. “A violência, reflexo da omissão e fracasso administrativo do governador Jerônimo Rodrigues, está nos espaços públicos e privados, nas ruas e avenidas das cidades, até no Centro Administrativo, onde o governador dá expediente. A Bahia virou o paraíso dos bandidos”, criticou.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, a Bahia tem cinco cidades entre as dez mais violentas do país. No ranking das 20 com maiores índices de mortes violentas, nove são baianas. Outro estudo, do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, apontou que duas cidades do estado estão entre as 50 mais violentas do mundo.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.