Início
/
Notícias
/
Bahia
/
Prefeitura de baiana vai à Justiça para impedir fechamento de único banco da cidade
Prefeitura de baiana vai à Justiça para impedir fechamento de único banco da cidade
Bradesco anunciou encerramento do posto de atendimento; agência mais próxima fica a 170 km, em Paulo Afonso
Por: Redação
02/09/2025 às 07:51

Foto: Reprodução
Os moradores de Chorrochó, município de 10,5 mil habitantes no norte da Bahia, podem ficar sem acesso a serviços bancários presenciais. O Bradesco anunciou o fechamento do posto de atendimento que funciona na cidade — a única unidade bancária local. A agência mais próxima fica em Paulo Afonso, a cerca de 170 quilômetros.
Para tentar evitar o fechamento, a prefeitura ingressou com uma ação judicial sob tutela de urgência. O município argumenta que a medida terá impacto direto não apenas para os moradores de Chorrochó, mas também para outras três cidades vizinhas atendidas pela unidade.
Outro ponto destacado pela gestão é o contrato firmado entre a prefeitura e o banco, responsável pela gestão da folha de pagamento dos servidores municipais. Segundo dados do Sindicato dos Bancários, entre outubro de 2023 e julho de 2025 o Bradesco encerrou 45 agências na Bahia.
De acordo com o advogado Cícero Dias, que presta assessoria ao município, a decisão foi tomada sem comunicação oficial à prefeitura. “O prejuízo principal seria para os servidores, contratados e fornecedores do município que receberão em bancos de outras cidades. Além disso, há a questão dos aposentados, que dependem do posto para sacar seus benefícios”, afirmou.
Ele acrescenta que o encerramento também deve afetar o recolhimento de impostos, pagos diretamente nos bancos. A reportagem procurou o Bradesco, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.