Início

/

Notícias

/

Bahia

/

Idosa morre após esperar quase um mês por transferência na fila da regulação na Bahia

Idosa morre após esperar quase um mês por transferência na fila da regulação na Bahia

Família denuncia falhas no sistema e diz que paciente chegou a “sumir do sistema”

Por: Redação

09/09/2025 às 08:27

Imagem de Idosa morre após esperar quase um mês por transferência na fila da regulação na Bahia

Foto: Reprodução

A idosa Maria Elza Moraes, de 79 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (9) após aguardar por quase um mês uma transferência na fila da regulação da saúde, em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia.

Ela estava internada desde o início de agosto na Santa Casa de Cachoeira e precisava ser transferida para um hospital com mais estrutura. Na tarde de segunda-feira (8), apresentou piora no quadro, foi intubada e, mesmo após a regulação ter sido liberada à noite, não resistiu.

Familiares relataram ao Se Ligue Bahia que, em determinado momento, o cadastro da paciente chegou a “sumir do sistema” e precisou ser refeito. Só então Maria Elza voltou a constar na lista, registrada sob o número 4582997.

Os parentes também denunciaram a dificuldade em conseguir informações junto à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Nesta segunda (8), após diversas tentativas, conseguiram contato com o órgão, mas ouviram que a responsabilidade pelo pedido de agilidade era do próprio hospital.

“Vai ser mais uma estatística?”, desabafou a família antes da morte da idosa.

O caso escancara a precariedade do sistema público de saúde na Bahia, governada pelo PT, onde pacientes acabam morrendo à espera de atendimento básico, em meio à burocracia e à falta de estrutura hospitalar.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.