Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Alessandro Vieira pede quebra de sigilos da esposa de Moraes em CPI do Crime Organizado

Alessandro Vieira pede quebra de sigilos da esposa de Moraes em CPI do Crime Organizado

Senador aponta “fundadas suspeitas” de lavagem de dinheiro em contrato de R$ 129 milhões com o Banco Master

Por: Redação

04/02/2026 às 22:23

Imagem de Alessandro Vieira pede quebra de sigilos da esposa de Moraes em CPI do Crime Organizado

Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira, relator da CPI do Crime Organizado no Senado, protocolou requerimento pedindo a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático da advogada Viviane Barci, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

No pedido, Vieira afirma haver “fundadas suspeitas” de que um contrato de R$ 129 milhões firmado entre o escritório de advocacia de Viviane Barci e o Banco Master seja produto de lavagem de dinheiro vinculada a organizações criminosas. O senador também solicitou a quebra de sigilos de outro escritório mantido por Barci e da empresa Lex Instituto de Estudos Jurídicos, apontada como detentora de imóveis e veículos de luxo da família.

A justificativa do requerimento se apoia em elementos colhidos em investigações que envolvem o Banco Master e a Reag Investimentos, alvo da Operação Carbono Oculto, deflagrada pela Polícia Federal em agosto. A operação apura lavagem de dinheiro de facções criminosas no mercado de combustíveis e no sistema financeiro.

Segundo o texto apresentado por Vieira, há indícios de que o Banco Master teria sido “irrigado por bilhões de reais oriundos de fraudes e do tráfico de drogas ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC)”. O senador afirma que a engenharia financeira identificada aponta para fundos geridos pela Reag que captariam recursos da facção e os internalizariam no banco por meio da compra massiva de CDBs.

Para o relator, o contrato com o escritório de Viviane Barci configura uma “anomalia econômica” que “desafia a lógica do mercado”, levantando dúvidas sobre a origem dos valores pagos e reforçando a necessidade de apuração aprofundada no âmbito da CPI.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.