
Caiado critica Lula por recusar diálogo com Trump sobre tarifa de 50%
Governador de Goiás acusa presidente de priorizar cálculo eleitoral e prejudicar economia e governadores
Por: Redação
09/08/2025 às 09:29

Foto: Valter Campanato/Agência Brasi
O governador de Goiás e pré-candidato à Presidência em 2026, Ronaldo Caiado (União Brasil), fez duras críticas a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o presidente descartar contato com Donald Trump para discutir a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
“Lula não quer negociar. Ele quer antecipar o processo eleitoral em detrimento da economia brasileira”, afirmou Caiado.
O governador questionou a postura do Planalto diante do impacto da medida sobre a indústria e o agronegócio nacional.
“Como o presidente da República, num comunicado nacional, diz que não tem nada a falar com o presidente dos Estados Unidos? Realmente, é algo que mostra a total insensatez de um presidente que, em vez de se preocupar com a economia do país, com as empresas e com os investimentos internacionais, quer exatamente antecipar o processo eleitoral”, disse.
Governadores penalizados
Segundo Caiado, a ausência de diálogo agrava a situação de estados que dependem das exportações afetadas pelo tarifaço. “É isso que causa indignação em todos nós. Ele não nos consultou para tomar essas medidas, mas nós estamos sendo penalizados”, afirmou.
O governador ressaltou que, enquanto Lula adota uma postura de enfrentamento político, os governadores querem ampliar o mercado e evitar prejuízos.
“Se ele não quer conversar e a ele interessa a crise, a nós, governadores, não. Pelo contrário, nós queremos ampliar o mercado e não queremos conviver com alguém que se acha no direito de fechar o Brasil e paralisar o setor produtivo nacional”, completou.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil