Dino ironiza ameaças a ministros do STF: “Gilmar vai primeiro”
m tom de piada, ministro relembrou tentativa de invasão à Corte por homem armado e provocou reação da plateia
Por: Redação
25/10/2025 às 09:56

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), ironizou nesta quinta-feira (24) ameaças feitas a integrantes da Corte, citando uma tentativa de invasão recente ao prédio do Supremo. Em tom de piada, Dino disse que, caso os invasores decidam agir, deveriam “respeitar a ordem de antiguidade” — o que, segundo ele, colocaria Gilmar Mendes como “o primeiro da fila”.
“Outro dia chegou um lá na porta do Supremo, pulou as grades e disse: ‘Eu vim aqui matar Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Flávio Dino’. E aí foi aquela confusão, corre a segurança, prende, etc. (…) Vamos colocar uma placa com os nomes dos 11 ministros em ordem de antiguidade, e exigir que respeitem a antiguidade. Gilmar, tu vai primeiro, eu sou o último”, brincou Dino.
O comentário foi feito durante o 28º Congresso Internacional de Direito Constitucional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado por Mendes. A plateia reagiu com risos, apesar da gravidade do episódio.
A ameaça mencionada por Dino ocorreu em setembro, logo após o julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão por suposta tentativa de golpe de Estado. Na ocasião, um homem armado com faca tentou invadir o STF, foi detido e depois liberado.
Durante o evento, Dino também mencionou outras ameaças recebidas e defendeu a regulação das redes sociais. O episódio reacende debates sobre segurança institucional e liberdade de expressão em meio à crescente tensão entre o STF e setores conservadores do país.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




