Equipe de Trump acompanha denúncias contra Moraes no Senado e avalia sanções
Ex-assessor do ministro, Eduardo Tagliaferro, enviou documentos ao Departamento de Estado; esposa do magistrado deve ser incluída na Lei Magnitsky
Por: Redação
05/09/2025 às 15:06

Foto: André Borges/EFE
Integrantes do governo de Donald Trump acompanham de perto as novas denúncias feitas por Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, durante audiência na Comissão de Segurança Pública do Senado. Nesta sexta-feira (5), um representante da administração norte-americana confirmou à coluna de Paulo Cappelli do Metrópoles: “Estamos cientes das alegações apresentadas por Eduardo Tagliaferro durante audiência pública no Senado brasileiro”.
O material entregue pelo ex-assessor pode colocar sob escrutínio em Washington servidores que atuaram com Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo interlocutores, sanções à advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro, devem ser anunciadas nos próximos dias, com base na Lei Magnitsky — legislação que pune violações de direitos humanos.
Tagliaferro declarou ao Metrópoles que já compartilhou com integrantes do Departamento de Estado os documentos que embasam as acusações. Ele também articula na Europa, ao lado do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para que medidas semelhantes sejam adotadas no continente.
O gabinete de Moraes reagiu com nota oficial, defendendo que todas as determinações tomadas em inquéritos no STF e no TSE seguiram “trâmites regulares e devidamente documentados”.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.