Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Lula usa pronunciamento de 7 de Setembro para atacar opositores e tentar blindar governo
Lula usa pronunciamento de 7 de Setembro para atacar opositores e tentar blindar governo
Presidente critica “traidores da pátria” em referência a Eduardo Bolsonaro e transforma discurso de Independência em ato político de defesa do governo
Por: Redação
05/09/2025 às 15:40

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Na véspera do Dia da Independência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu transformar a tradicional mensagem em rede nacional de rádio e TV em um palco de ataques políticos. No pronunciamento, marcado para a noite deste sábado (6), Lula deve criticar abertamente os que chamou de “traidores da pátria” — numa referência direta ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está nos Estados Unidos desde fevereiro, articulando com membros do governo Donald Trump sanções contra autoridades brasileiras. O movimento tem incomodado o Planalto, que teme ver exposta a crescente fragilidade internacional de Lula.
Com pouco menos de seis minutos de duração, o vídeo repete a propaganda da Secom em torno do mote “Brasil Soberano”, mas na prática funciona como tentativa de blindagem política em meio às crises internas. Lula deve ainda se apropriar de conquistas institucionais, como o Pix — tecnologia desenvolvida pelo Banco Central e que chegou a ser citada até pelo governo americano em meio às disputas comerciais recentes.
Neste domingo (7), o petista participa do desfile de Independência em Brasília, onde percorrerá a Esplanada em carro aberto. O evento, que tem como tema central “Brasil Soberano”, promete mais uma demonstração de propaganda estatal em um momento de baixa popularidade e de embates crescentes com a oposição.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.