Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Evento “Gilmarpalooza” chega à Argentina com ministros do STF, políticos e empresários de destaque
Evento “Gilmarpalooza” chega à Argentina com ministros do STF, políticos e empresários de destaque
Por: Redação
02/11/2025 às 21:29

Foto: Andressa Anholete / STF
A versão argentina do tradicional evento “Gilmarpalooza” terá sua estreia em Buenos Aires entre os dias 5 e 7 de novembro. Oficialmente chamado de “1º Fórum de Buenos Aires”, o encontro contará com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), políticos e empresários de alto escalão, reunindo diferentes esferas de poder em debates sobre democracia, direito constitucional e desafios do judiciário.
Entre os magistrados confirmados estão Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, que participará de um painel sobre jurisdição constitucional e proteção da democracia em tempos de crise. O evento também terá a participação de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), incluindo Luís Felipe Salomão, Benedito Gonçalves, Sebastião Reis Júnior, Paulo Sérgio Domingues e Ricardo Villas Bôas Cueva, além de representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No âmbito político, estarão presentes os senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Eduardo Gomes (PL-TO), a deputada estadual Janaína Riva (MDB-MT), os deputados federais Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP), além do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O mundo empresarial também terá forte representação, com nomes como André Esteves, presidente do conselho do banco BTG Pactual; Bruna Marengoni, sócia no BTG; e Luiz Carlos Trabuco, presidente do conselho do Bradesco.
O objetivo do fórum é promover um diálogo sul-americano sobre temas jurídicos e constitucionais, articulando debates de alto nível entre magistrados, legisladores e líderes empresariais. O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado por Gilmar Mendes, em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires e a Fundação Getulio Vargas.
A programação incluirá mesas de debate e sessões temáticas sobre democracia, poder legislativo, mudanças climáticas e impactos no setor agropecuário, com a presença de ministros e especialistas em diversas áreas.
Críticos do evento apontam que, apesar da proposta de debate técnico, a combinação de políticos, empresários e magistrados pode levantar questionamentos sobre a independência institucional e a proximidade entre interesses privados e decisões judiciais.
Com duração de três dias, o fórum tem expectativa de ampliar a rede de influência do evento, consolidar a presença do STF em debates internacionais e destacar a relevância do direito constitucional no cenário sul-americano.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




