Lula exonera assessor que atuou em sua defesa na Lava Jato
Advogado ligado a Cristiano Zanin deixa cargo no Planalto
Por: Redação
04/02/2026 às 14:52

Foto: Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou o advogado Luis Henrique Pichini Santos do cargo de assessor especial do Gabinete Adjunto de Gestão Interna do Gabinete Pessoal da Presidência da República. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4).
Pichini ganhou projeção nacional ao integrar a equipe de defesa de Lula nos processos da Operação Lava Jato. Formado em Direito em 2017 pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), ele atuou entre 2015 e 2019 no escritório Teixeira Martins & Advogados, comandado por Cristiano Zanin, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, indicado ao cargo pelo próprio Lula.
Especialista em direito penal e segurança pública, Pichini participou de audiências na 13ª Vara Federal de Curitiba durante o período em que Lula foi réu nos processos da Lava Jato. Além da atuação jurídica, manteve postura pública de forte engajamento político, com manifestações frequentes de apoio ao presidente.
Nas redes sociais, o advogado relatava visitas a Lula durante o período em que o petista esteve preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e fazia críticas diretas ao ex-juiz da Lava Jato e atual senador Sergio Moro, a quem chegou a classificar como “patético” e “incompetente”.
Pichini também foi um dos advogados que assinaram a ação popular que tornou Moro réu na Justiça do Distrito Federal, em processo movido por deputados do Partido dos Trabalhadores (PT). A ação pede ressarcimento aos cofres públicos por supostos prejuízos causados pela Lava Jato à economia e à Petrobras.
Aos 34 anos, o agora ex-assessor recebia R$ 17,3 mil mensais pelo cargo no Palácio do Planalto. O governo não informou o motivo oficial da exoneração nem anunciou substituto para a função.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




