Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Moraes reage após sanções dos EUA contra sua esposa e fala em “ataque à soberania”
Moraes reage após sanções dos EUA contra sua esposa e fala em “ataque à soberania”
Ministro do STF critica medida da Lei Magnitsky; decisão ocorre em meio a questionamentos sobre atuação do tribunal no caso Bolsonaro
Por: Redação
22/09/2025 às 19:31

Foto: Adriano Machado
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou nesta segunda-feira (22) como “ilegal e lamentável” a decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar sanções da Lei Magnitsky contra sua esposa, Viviane Barci de Moraes.
Em nota, Moraes afirmou que a medida viola o Direito Internacional, fere a soberania do Brasil e afronta a independência do Judiciário. Ele declarou que magistrados brasileiros “não aceitarão coações ou obstruções” no exercício de suas funções constitucionais e disse que seguirá atuando no STF “com independência e imparcialidade”.
O episódio ocorre em meio ao desgaste da Corte após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão. Na ocasião, a maioria da 1ª Turma votou pela condenação, com exceção do ministro Luiz Fux, que defendeu a absolvição.
As sanções anunciadas pelo secretário de Estado Marco Rubio já eram esperadas desde a decisão contra Bolsonaro. Em julho, Moraes havia sido alvo de medidas semelhantes, acusado por Washington de autorizar prisões arbitrárias e restringir a liberdade de expressão.
Agora, com a ampliação das restrições para atingir familiares, cresce a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, reforçando críticas sobre o papel político exercido pelo Supremo nas decisões mais recentes.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




