Nikolas associa rebaixamento de escola de samba a cenário eleitoral de 2026
Escola que homenageou Luiz Inácio Lula da Silva terminou em último lugar no Grupo Especial do Rio
Por: Redação
18/02/2026 às 21:29

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) comentou o rebaixamento da Acadêmicos de Niterói após a apuração do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A escola, que apresentou um samba-enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, terminou na última colocação e foi rebaixada para a segunda divisão.
Após a divulgação do resultado, o parlamentar fez uma associação entre o desempenho da agremiação e o cenário político nacional. “Faremos o mesmo com o Lula em outubro: o Brasil irá rebaixá-lo”, declarou.
A Acadêmicos de Niterói levou à avenida o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que destacou a trajetória do presidente e sua ligação histórica com o Partido dos Trabalhadores (PT).
Durante o desfile, o samba incluiu referências diretas ao partido, como o coro “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” e menções ao número de urna da legenda. A primeira-dama Rosângela da Silva também foi citada, além de referências como o filme Ainda Estou Aqui.
Na apuração, a escola somou 264,6 pontos — a menor pontuação entre as participantes do Grupo Especial — o que resultou no rebaixamento.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




