Início

/

Notícias

/

Brasil

/

PL aciona TSE para investigar desfile em homenagem a Lula

PL aciona TSE para investigar desfile em homenagem a Lula

Sigla questiona se apresentação da Acadêmicos de Niterói configurou propaganda eleitoral antecipada

Por: Redação

20/02/2026 às 08:02

Imagem de PL aciona TSE para investigar desfile em homenagem a Lula

Foto: Reprodução/Eduardo Holanda via Acadêmicos de Niterói

O Partido Liberal (PL) protocolou pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a Corte investigue o desfile da Acadêmicos de Niterói, realizado na Marquês de Sapucaí, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o Carnaval do Rio de Janeiro.

A legenda sustenta que a apresentação pode ter ultrapassado os limites de manifestação cultural e assumido contornos de promoção política em ano pré-eleitoral.

No pedido encaminhado à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o partido solicita que seja analisado se houve propaganda eleitoral antecipada, além de eventual abuso de poder político ou econômico

O PL argumenta que a exaltação da trajetória política de Lula, em evento de grande visibilidade e transmissão nacional, poderia gerar desequilíbrio na disputa presidencial de 2026.

A sigla também pede que o TSE delimite critérios objetivos para diferenciar manifestações culturais legítimas de atos que possam configurar promoção eleitoral fora do período permitido por lei.

Até o momento, o TSE não informou se abrirá procedimento formal para analisar a representação. Caso a Corte identifique irregularidades, o episódio poderá resultar em ação eleitoral.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.